Equipa de vereação PS

Equipa de vereação do Partido Socialista Caldas da Rainha:
Jorge Sobral, Filomena Cabeça, Manuel Remédios, António Ferreira, Helena Arroz, João Jales e Rui Correia
Vereadores eleitos para o mandato 2013/2017: Rui Correia (Ind) Jorge Sobral (PS)

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Rainha das Termas 2035


O vereador Jorge Sobral apresentou a seguinte declaração:

"Participámos no passado dia 6, no auditório do ccc, na apresentação do Estudo Prospectivo “Rainha das Termas 2035?”, estudo da responsabilidade do Dr. José Luiz de Almeida Silva.

Tratou-se de uma parceria da Câmara Municipal das Caldas da Rainha com o Cencal, que disponibilizou para esse fim o seu Técnico Superior a custo zero.
Em primeiro lugar, um agradecimento ao Dr. José Luiz e ao Cencal, por esta colaboração tão significativa.

Relativamente ao encontro de dia inteiro, gostaria de fazer dois comentários.

A qualidade dos intervenientes e os temas abordados, contribuíram para quem acompanhou estas apresentações, para a possibilidade de melhor entender o termalismo dos nossos dias, assim como as potencialidades do nosso património termal e que estão nas nossas mãos saber aproveitar e potenciar.

Por outro lado a importância quanto às decisões que cabem aos autarcas em geral e à câmara em particular no que concerne, não apenas a defesa do património mas também e sobretudo a sua envolvente territorial. O perímetro de defesa do espaço termal è fundamental para o êxito do processo que se quer desenvolvido.

Conceitos novos que devemos apreender e que nos foram relembrados.

- Água mineral natural.
- Termalismo é uma actividade ambulatória. Não de internamento.
- Ligar a actividade às Universidades que tem trabalho de mestrados, nomeadamente nas Universidades de Aveiro e Minho.
- A actividade reclama-se de turismo termal e não turismo de saúde.
- Trata-se de uma actividade essencialmente para o mercado nacional.
- Manter a necessária pressão para que os tratamentos possam ser comparticipados pelo M. da Saúde, tal como acontece em França e na Alemanha.
- A importância dos tratamentos termais, na prevenção das doenças. A água tem de ser encarada como um medicamento.
- A preservação do património construído, valorizando-o na perspectiva histórica, assim como o principio plasmado no Compromisso da Rainha. Valorizar este aspecto como se tratasse de um “manto protector”.
- Criação da Associação dos municípios com termas.
- Criação de um grupo dentro da Associação dos Municípios do Oeste, dos concelhos com termas.

A importância deste encontro teve em muitas ocasiões momentos de grande interesse. As intervenções esclarecidas dos intervenientes convidados, assim como muitos dos contributos dados pelos participantes, resultou numa jornada de grande importância para o tema abordado.

Neste contexto, gostaria de lembrar quanto foi esclarecedora a intervenção do Presidente da câmara, que teve a oportunidade de publicamente e na presença de técnicos de importância nacional, revelar com pormenor os passos que estão a ser realizados pela câmara, contribuindo também para o esclarecimento dos presentes.

Pena foi que os Caldenses, nomeadamente aqueles que têm mostrado preocupação e interesse pela causa se tivessem alheado do encontro, deixando assim de dar o seu contributo necessário e indispensável.

Lamento sobretudo que o vereador Manuel Isaac se tivesse vangloriado, pelo facto do Ministro da Saúde o ter ouvido, e por isso, ter entregado sem mais o património termal à câmara, e assim, encerrar o referido Hospital Termal. Este tipo de intervenção que pretendia apenas retirar proveito político, tem de ser considerada como um acto de grande prejuízo para as Caldas, para a economia e para os utentes deste tipo de tratamento."

Jorge Sobral, vereador

Sem comentários:

Enviar um comentário